terça-feira, 2 de Abril de 2013

Quem foi Abraham Maslow?



Abraham Maslow foi o filho mais velho de pais judeus que emigraram da Rússia para os EUA, a fim de escapar das condições adversas e revolta sociopolítico. Foi em Brooklyn, Nova York, que Maslow nasceu, no dia 1 de abril de 1908. Cresceu e quase sem amigos, dividindo seu tempo entre longas horas de estudo e enquanto auxiliava o seu pai a sobreviver.
            Os livros tornaram-se seu refúgio, onde mergulhou mais nas obras de Freud, Jung, Pavlov e outros. A Psicologia interessava-lhe bastante. Maslow cedeu aos desejos de seus pais para estudar Direito. No entanto, viu logo que a lei não era para ele. Mas mesmo assim, ele manteve-se no curso por três semestres completos.
            Finalmente, ele decidiu revoltar-se. A resulta foi contra seus pais foi em duas frentes: primeiro, a sua escolha de uma vocação que era mais perto de seu coração: onde decidi-o entrar para a área da Psicologia, em segundo lugar, a escolha de sua noiva: ele decidiu casar-se com a sua própria prima, Bertha Goodman. Ele pediu e obteve transferência para a Universidade de Cornell. Foi em Wisconsin que Maslow descobriu finalmente a estabilidade e sucesso na sua vida.
            Em 1930, Maslow terminou seu curso na área da psicologia na Universidade de Wisconsin. Sua sede de conhecimento, investigado por mentores, como Harry Harlow, levou-o a terminar o seu mestrado (em 1931) e mais tarde o seu doutoramento (em 1934) no mesmo campo. Durante este período, o casal Maslow deu à luz duas filhas - Ellen Maslow e Ann Kaplan. Em Wisconsin, Maslow tornou-se intimamente associado com as experiências de Harlow em primatas. Ele próprio tinha exercido uma linha independente de pesquisa sobre o comportamento de primatas e publicou alguns artigos sobre o assunto. Maslow correspondia com o Dr. Thorndike, e no ano seguinte (1935) viajou para Nova Iorque, para continuar seu trabalho de pesquisa na Universidade da Columbia sobre a motivação dos animais.
            Os investigadores da universidade, naqueles dias estavam envolvidos em ensaios e medição de inteligência das crianças e de adultos e a sua capacidade de aprender. Maslow ajudou esta área de conhecimento, e assim começou a sua próxima fase de crescimento e de evolução. Os trabalhos produzidos por ele de 1937 e em diante apresentam o envolvimento de Maslow em relação ao comportamento social, traços de personalidade, auto-estima, motivação e teoria, em relação aos seres humanos.
            Em 1937, Maslow se mudou para Brooklyn, o seu local de nascimento, e começou a ensinar psicologia na faculdade de Brooklyn, uma posição que manteve durante 14 anos. Foi nessa época que algumas de suas melhores obras foram produzidas. Ele ficou conhecido como o líder da escola da psicologia humanista, que ele se referia como a "terceira força".
            Na década de 60 após entrar em contato com a obra de Peter Drucker e Douglas McGregor, Maslow envolveu-se com a área de Gestão de negócios.     Passou então a relacionar as teorias de motivação e personalidade com os estudos de gestão.
            No fim da década de 60, foi honrado como "Humanista do ano "pela Associação Americana de Psicologia, que o elegeu presidente. Em 1969, , Maslow aceitou a bolsa residente da Fundação Laughlin, e mudou-se para Menlo Park, Califórnia. Atualizou seu livro - "Motivação e Personalidade", que ele tinha escrito pela primeira vez em 1954. Também escreveu mais dois livros - "Rumo a uma Psicologia do Ser" e "Além da natureza humana".
            Maslow retornou a Nova Iorque onde morreu a 8 de junho de 1970, vítima de um ataque cardíaco, quando passeava próximo à sua residência.






Sem comentários:

Enviar um comentário